Páginas

Espírito Santo- Como sei que não é algo da minha cabeça? – Parte 1

| quarta-feira, 18 de agosto de 2010 | |


(Editado em Abril de 2013)
Paz minhas garotas! Como andam vocês? Ansiosas para começarmos um novo estudo?
Na verdade eu planejava falar sobre algo completamente diferente, mas quando Deus diz “Faça isso e não aquilo” é aconselhável obedecer... hahaha
É exatamente sobre isso que iremos falar. Deus fala conosco, assim como fala o que eu devo postar para vocês. Mas, muitas vezes nossa mente se enche de dúvidas: “Como agir diante dessa situação”, "será que isso é de Deus?", “Como sei quando Deus está falando comigo?”, “Como é ouvir a voz de Deus?”, “Como sei que é o Espírito Santo e não coisa da minha cabeça?”.
Essa última é uma velha conhecida minha (e de muitas outras pessoas) e me atormentou por muito tempo. Não é à toa que ela é o tema central do nosso estudo. A cada “voz” eu pensava: "Eu devo estar maluca! Sou eu que estou criando essas vozes na minha mente, não pode ser o Espírito Santo” ou Deve ser o diabo tentando me confundir” (outra bem velha, que muitos usam como desculpa quando Deus manda-os fazer algo que não querem).
O Espírito Santo é muito mais simples do que você imagina e, acredite, quando aprender a deixá-lo a agir na sua vida se perguntará por que raios um dia você achou que Ele era tão complicado.




Quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo é uma das pessoas da Trindade. E o que é Trindade? Nós temos um único Deus, porém o nosso Deus é trino, ou seja, ele é ao mesmo tempo três pessoas diferentes: Deus (o Pai), Jesus (o Filho) e o Espírito Santo. Só isso já é suficiente para dar nó na cabeça de muita gente. Pode ficar mais claro quando analisamos quem somos. Como assim? Nós seres humanos, assim como Deus também somos trinos: Corpo, Alma e Espírito (um dia poderemos falar mais sobre isso não é?). Somos 3 em 1. Apesar de eu estar dividida em 3 partes eu continuo sendo um único indivíduo, uma única Bruna. Com Deus é mesma coisa, portanto a resposta para esta pergunta é: O Espírito Santo é Deus!
Quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, o Espírito Santo, ou seja Deus, vem habitar dentro de nós.

Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da Promessa, que é garantida da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua Glória. (Efésios 1.13-14)

Sabe aquela voz que chamamos de consciência? Pois é o Espírito Santo falando aos nossos corações, nos guiando no caminho certo. Se você está neste blog, muito provavelmente você já crê em Jesus, portanto o Espírito Santo já habita em você.
Isso nos leva a próxima pergunta.

Mas Bruna, e as pessoas que não são crentes e sentem "peso" na sua consciência por alguma coisa?
A primeira vez que fiz esse texto e disse que o Espírito Santo era nossa consciência recebi um comentário (que vocês até podem vê-lo aí em baixo) e que me deixou em dúvida com aquilo que eu mesma havia dito.



Na época eu fiquei pensando e pensando muito nesse comentário e por muito tempo ele ficou sem resposta, pois eu não sabia ainda transmitir em palavras aquilo que eu tinha comigo em minha mente sobre isso. Hoje eu sei e vou explicar para vocês =)

O comentário aí em cima está certo quando fala sobre a consciência do jovem não cristão, mas é preciso esclarecer algumas coisas.

Todos nós quando nascemos aprendemos o que é certo e o que é errado. Nós não nascemos sabendo essas coisas, mas vamos formando a nossa "consciência" do que e bom ou ruim ao longo de nossa vida, através da convivência com as outras pessoas e daquilo que nossos pais nos ensinam. A partir daí formamos o nosso conceito do que deve ou não deve ser feito.

Vamos agora pegar uma criança que é ensinada desde cedo que roubar não é errado. Quando ela roubar a "consciência" dela não vai pesar e acusar que aquilo é errado. Por quê?  Por que ela tem a ideia de que não tem nada demais roubar, ela aprendeu assim e isso ficou embutido em seus valores.

Nossa consciência age conforme os valores que aprendemos ao longo de nossa vida. Esse valores podem ser ruins, como roubar, ou bons, como respeitar os pais.

Quando aceitamos a Cristo, recebemos o Espírito Santo e passamos a viver para Ele, nossos valores mudam. Isso porque vamos aos poucos descobrindo que nem tudo o que acreditávamos ser correto antes, realmente é certo. A partir do momento que servimos a Cristo nossa consciência não age mais baseada apenas nos valores que aprendemos ao longo da nossa vida, mas o próprio Espírito Santo torna-se a nossa consciência. Entenderam a diferença?

E o versículo citado por nosso amigo? Como é que fica? Vamos ver o versículo de novo.

Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. (Hebreus 4:7)
O que esse versículo que dizer? Para nos auxiliar vamos encontrar mais um versículo da Bíblia.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
(Jeremias 17:9)


Se o Espírito Santo falasse APENAS ao nosso coração, por que escolheria justo a parte que é enganosa do nosso corpo?  O nosso coração representa nossas emoções. Nossas emoções nos levam a cometer erros. Quando na Bíblia diz que ao ouvirmos a voz de Deus não devemos endurecer nosso coração é a mesma coisa que ela dissesse: Não deixe suas emoções taparem a voz de Deus, não deixe que suas emoções o impeçam de ouvir ao Senhor.

Nossos corpos devem ser apresentados  Deus de forma racional e não emocional.


Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
(Romanos 12:1)

E qual a parte do nosso corpo e nos corrige e nos faz agir com a razão? A nossa consciência, ou seja o Espírito Santo, e não nosso coração.

Para esclarecer as duvidas de vez sobre isso, vejam mais esse versículo:


Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): 
(Romanos 9:1)

O apóstolo Paulo, ao dizer que ele não mentia ele fala algo muito interessante: que a sua consciência testemunha no Espírito Santo. Podemos entender a partir desse versículo que nossa consciência está ligada ao Espírito Santo, age conforme aquilo que o Espírito Santo diz.

Espero que essa parte tenha ficado bem clara =)



Por que então eu não escuto o Espírito Santo?
Uma vez eu li (não me pergunte onde... já li tanta coisa...hahaha) uma ilustração que reponde muito bem essa pergunta.
Vamos pensar em uma pessoa da cidade, que não está acostumada a utilizar uma enxada. As primeiras vezes que ela o fizer, começarão a surgir bolhas em suas mãos, que ardem, estouram, formam feridas... e por aí vai. A partir daí ela tem duas opções: ou ela desiste ou ela ignora e continua.
Se ela desistir, logo as feridas estarão curadas e sua pele restaurada. Isso se repetirá cada vez que utilizar a enxada novamente. Porém, optando por ignorar, com o tempo ela não sentirá mais dor, não haverão mais bolhas e feridas e surgirá algo novo: o calo. A partir do momento que o calo está formado a pessoa não sentirá mais nada e ele só irá sumir quando esta não utilizar mais a ferramenta por um bom tempo.
A nossa relação com o Espírito Santo é a mesma coisa. Quando pecamos o Espírito Santo diz ao nosso coração (e ele pode usar a Bíblia, um amigo, um Pastor, sua família entre tantas coisas para fazer isso): “Isso não está certo”. A partir daí a decisão é nossa. Podemos “largar” o pecado e curar as feridas ou podemos entristecer o Espírito e continuarmos a pecar, a não orar, a não ler a Bíblia, a nos afastar dEle cada vez mais. Isso faz com a “voz” do Espírito Santo fique cada vez mais fraca, pois fechamos os nossos ouvidos para ela. Logo o pecado já não mais “fere” a nossa “consciência”, forma-se um “calo” e tornamo-nos insensíveis e já não mais nos importamos a continuar pecando. A voz o Espírito Santo já é quase inaudível.
Se você não ouve o Espírito Santo falando com você, muito provavelmente é porque Ele está entristecido. Por quê? Porque para ouvir a Sua voz é necessário ter um RELACIONAMENTO com Ele. É preciso buscá-lo, ouvi-lo quando falar.
O problema é que se você não ler a Bíblia não há como saber como Deus age, então como você saberá se é o Espírito Santo está falando com você? É preciso ler a Palavra de Deus! Esta é a principal forma que Deus usa para dizer a sua vontade.
É preciso orar! De que outra forma se cultiva uma amizade se não for conversando com seu amigo?

Livrando-se do “Calo”
Talvez você até escute o Espírito, mas sente que a voz dEle tem se tornado fraca em sua vida. Talvez você não o escute mais. Talvez você nunca o tenha escutado. Chegou o momento de livrar-se do “Calo” Espiritual que tem tapado seus olhos e ouvidos.
Camadas de pele precisam ser removidas e isso não será de um dia para o outro. Você está disposta a removê-las? Você não pode largar o pecado e depois utilizá-lo novamente, pois não terá efeito. É preciso mudança.

Vocês sabem que são santuários de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus que são vocês é sagrado. (1Cor 3.16-17)

Onde você acha que o Espírito Santo habitaria? Em uma casa suja e cheia de impurezas? Não. Ele habita em um “Santuário”. Você deve se Santo para que Ele habite me você.

Vamos começar a remover estes calos?

Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem  o Espírito Santo(...) (Atos 8.15)

Você pode orar para receber o Espírito Santo. Arrependa-se e achegue-se junto a Deus. Diga a Ele para abrir os seus olhos e destapar os seus ouvidos, para que você torne-se sensível à voz do seu Santo Espírito. Faça deste momento um novo começo e experimente tudo aquilo que Ele tem reservado para você.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jeremias 29.13)

Fiquem na Paz!

Na Parte 2 veremos como distinguir o Espírito Santo das outras vozes que “aparecem” na nossa cabeça. Não deixem de aparecer por aqui.

Mil beijos!

35

35 comentários

  1. Bruna, tb to participando do concurso do blogbooks, com dois blogs em duas categorias distintas, sendo q uma delas é RELIGIÃO, ou seja, somos concorrentes, kkk... Mas enfim, deixando isso de lado, gostaria q vc passasse no meu blog principal e pegasse o selo de ouro q indiquei pro PGC, entre outros blogs q escolhi.

    http://marvincross.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola bruna a paz do Senhor fiquei muito edificada com este estudo ,foi uma benção na minha vida que Deus te abençõe a tua vida cada vez mais fica na paz Pastora claudete meu email é clauenzo1@hotmail.com mande resposta um grande abraço

      Excluir
  2. mto bom esse estudo. ^^
    God bless you

    ResponderExcluir
  3. Explicação claríssima!
    Deus abençoe vcs!

    ResponderExcluir
  4. ual...amei o estudo Que Deus abençõe

    ResponderExcluir
  5. Uhh valeu aí pessoal! Espero vc no próximo estudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruna, através de vc o espiriti santo, me ajudou muito...

      Excluir
  6. Olá, minha cara Bruna...? por algum momento,hesitei se podia ou não comentar no seu blog, afinal de contas, sou homem. Mas, enfim, rsolvi quebrar o protocolo e dá aqui a minha sugestão... que tb é uma dúvida antiga minha...!

    Quer dizer então, que a VOZ do Espírito Santo é a nossa CONSCIÊNCIA??... Não concordo muito com vc. Penso que, quando o Espírito Santo fala conosco, ele fala ao CORAÇÃO... "quando ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração", diz a Bíblia. A CONSCIÊNCIA é apenas o "mecanismo" do intelecto, que apreende a voz do SENHOR. Quer ver? Pense junto comigo... Partindo do pressuposto de que só os salvos, tementes a Deus, tem o Espírito Santo e ouvem a sua voz, observe apenas esse exemplo:
    Um jovem não evangélico desobedece seus pais, e numa discussão ofende aqueles que o trouxeram a esse mundo... de repente sai de casa com raiva.
    Mas, uma hora depois ele pensa: poxa eu devia ter desobedecido e dito apenas palavras contra meus pais, que tanto me amam!!... e sua consciência "pesa" pelo erro que cometeu; por isso ele resolve voltar e pedir perdão..
    PERGUNTO: O "PESO" NA CONSCIÊNCIA DESSE JOVEM FOI MESMO O ESPÍRITO SANTO? OU FOI O AMOR E RESPEITO QUE ELE TINHA PELOS SEUS PAIS... QUE O FIZERAM SE ARREPENDER...!
    Pense nisso Bruna... pois seu estudo precisa de um embasamento na Palavra de Deus...

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruninha. Pois é, isso que esse cara escreveu aí em cima faz sentido pra mim. Você disse o seguinte:

    "Sabe aquela voz que chamamos de consciência? Pois é o Espírito Santo falando aos nossos corações, nos guiando no caminho certo."

    Eu não concordo, porque tem muita gente que não aceitou a Cristo e ainda assim são pessoas que reconhecem quando erram, que quando fazem algo errado dizem:
    "- nossa, eu não deveria ter feito tal coisa, não foi certo!"
    Nesse caso, não é o Espírito Santo, certo? Ou o Espírito Santo fala com todo mundo independente de Ele habitar em você ou não?

    Porééém logo mais abaixo você escreve: "Quando pecamos o Espírito Santo diz ao nosso CORAÇÃO..."
    Aí sim eu concordo, porque não consigo imaginar a minha consciência sendo a voz do Espírito Santo.
    Esclarece isso aí plis =)
    beijão, fica com Deus

    ResponderExcluir
  8. "ola srta bruna!paz seja com você!
    bruna eu não sou uma garota sou um rapaz ,meu nome é davi.eu estava "folheando"a net e achei esse estudo tão maravilhoso sobre o consolador ,e como disse o amigo acima ,quebrando protocolo ,resolvi compartilhar algo...td bem pra vc?
    o assunto sobre o Espirito santo é muito lindo e maravilhoso e tbm bem delicado.
    minha caminhada e busca pelo espirito começou quando eu estava numa sala de estudos na igreja que frequento ,a nossa professora começou a falar sobre um livro maravilhoso que ela estava lendo"bom dia Espirito santo" do pastor benny hinn ,quandou ouvi aquilo foi como se algo saltasse dentro de min e dissesse "vc tem que ter isso" ,daí não sosseguei até conseguir o livro ,e foi muito edificante pra min.
    daí percebí que o senhor queria que eu parasse na presença dele para aprender com ele."o Espirito me disse que o testemunho dele era maior que o de benny hinn.
    e comecei meu aprendizado na presença do senhor sobre o seu Espirito.e até hoje aprendo e ja aprendi coisas maravilhosas sobre o consolador.
    e uma das coisas que eu certamente perguntei ao senhor foi"como faço pra reconhecer sua voz?"
    dai o senhor foi me dando uma serie de experiencias e fui aprendendo e continuo aprendendo.porem conclui uma coisa ,ele fala de diversas maneiras.e reconhecer isso depende simplesmente do relacionamento que vc tem com ele ,eu acho que tudo se resume nisso ,relacionamento,vc precisa passar tempo de qualidade na presença dele se quer descubrir como ele fala a vc.
    Deus me ensinou algo sobre sua voz noperiodo que passei numa empresa de vendas.
    eu costumava sair no carro do meu´patrão para os serviços e com o tempo e a frequencia no carro dele fiquei habituado com o som do motor do carro dele ,que era um gol na época.e simplesmente quando um gol estava se aproximando eu sabia pelo som do motor que era um gol ,pois de tanto "conviver"com o carro passei a reconhecer o som que o motor do gol faz.
    outro tanto é com o Espirito santo ,quanto mais vc passa tempo com o seu Pai celestial orando ,louvando ,meditando na palavra ,conversando com ele ,derrepente o consolador ira falar e simplesmente vc recohecerá sua voz.e derrepente vc estara se familiarizando com ela ,vc sentira seu toque e respondera a ele.o Espirito santo é doce e gentil ,mas é resoluto ,então quando o vento soprar é melhor obedecer.
    lembra-se da experiencia de samuel?o senhor falou co ele quando ele era criança e ele não reconheceu de imediato.mas tarde entendeu que era Deus falando com ele ,penso que conosco é semelheante,é um aprendizado.ja li uma frase que dizia "o importante não é quao alto ele fala ,mas sim quao bem vc ouve".
    o Espirito ja falou comigo de muitas maneiras ,pela escritura me dando entendimento ,pelas circunstancias ,por pessoas ,por uma gentil voz em meu interior ,
    uma vez falou tão forte que era como se alguem estivesse falando atraz de min ,por um sentimento ,por um desejo ,por pensamento,por coisas que ele me levava a declarar ,o Espirito é diverso na maneira como fala ,mas se vc o buscar vc vai compreender.
    mas uma coisa eu aprendi, o Espirito jamais ira contradizer a escritura ,e quando ele fala ele deixa vc seguro disso"o Espirito testifica(assegura)com nosso espirito que somos filhos de Deus"(rm 8)
    quando ele fala ao nosso coração ele nos deixa seguros que a direção dele é aquela e que a vontade dele é essa.
    eu diria que a voz do Espirito é uma linguagem diferente que temos que aprender a ouvir ,é quase como se vc pudesse"sentir"o que ele esta dizendo em seu coração.
    espero que eu tenha colaborado de alguma maneira srta bruna.
    se vc quiser que eu lhe envie algum estudo meu e-mail é:davip.cavalcanti86@hotmail.com
    .fica na paz irmã ,Deus te abençoe!!!

    O Espirito e a noiva dizem vem:ora vem senhor jesus!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bem, continue fazendo essas explicações de assuntos que muitas vezes dão nó na cabeça dos evangélicos, pois isso que vc fez edificou muitas vidas e mudou muitos quadros.
    eu creio que Deus te abençoou muito por causa disso, então lhe aconselho que faça mais essa informações importantes para que vc abençoe vidas e para que Deus abençoe ainda mais a sua.
    bjspaz

    ResponderExcluir
  10. Bruna,
    Esse estudo esclareceu as minhas dúvidas e me fez conhecer mais sobre o Espírito Santo.
    Que DEUS te abençoe poderosamente!
    Bjsss
    Ass: Ana Flávia

    ResponderExcluir
  11. muito bom esse estudo,sou desviada e as vsz penso que deus nao falaria comigo pois até pregar a palavra ja preguei hoje fraca sem forças mas ao ler vi que ele fala sim,pois descreveu exatamente o que estou passando nesta mensagem,deus te abençoe para que sua sabedoria dom de deus ajude muitos que pensam que deus esta distante quanto esta mais perto que imaginamos paz de cristo beijos...

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito, Quero participar da segunda parte, que Deus o abençõe.

    ResponderExcluir
  13. paz do senhor
    bruna amei mesmo seu blog que o espirito santo fale cada vez mais com vc .e trasmita para aqueles assim como eu tirar muitas duvidas . Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Esclarecedor .
    Palavra.que define todo o estudo.

    Bruna,.que DEUS te abencoe muito, te de sabedorias e engendimento sonre dibersos assuntos, para que vc possa compartilhar conosco!!

    Bjuuu . Fica na paz!

    ResponderExcluir
  15. OLHA MUITO SABIA DA SUA PARTE VIU..
    MAS CUIDADO COM OS ELOGIOS,,.. DIGO ISSO PORQUE ISSO FAZ
    MUITO MAU A MIM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquilo, os elogios não são para mim, afinal Deus dá a palavra, então a honra e a glória são dEle =)

      Excluir
  16. Ola.Bruna...fiquei surpreso com sua simplicidade em explicar algo muito subjetivo, pois, era exatamente que procurava uma resposta. Em relação as analogias da enxada com ouvidos tampados..muito bom..Quero que você saiba que você ... Deus, resgatou uma ovelha que estava se perdendo... e de repente conseguiu ver o cajado bem de longe....e assim esta correndo de volta ao rebanho...Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Ola Bruna..gostei da forma simples que você consegui transmitir tanta informação com simples analogias...pois fique sabendo que você resgatou uma ovelha que estava se perdendo...e agora essa ovelha levantou a cabeça..e já consegue ver o cajado do seu pastor...e a mesma esta voltando correndo para junto do seu rebanho.....Obrigado!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada seu texto me ajudou muito !
    É a primeira vez que estou visitando aqui,e voltarei sempre. BEIJOS

    ResponderExcluir
  19. Hoje uma pessoa veio ao meu trabalho. Ha algum tempo atas ele me perguntou se tinha coragem de me casar com ele. Eu respondi: porque me perguntava aquilo. Ele respondeu: Um dia tnho que me casar e, estou pensando em me casar. Eu perguntei: porque eu? Ele respondeu: Porque você é a pessoa certa. Depois que ele saiu do escritoriuo senti uma forte angústia. Meu peito fcou apertado. Então eu disse: JÁ ENTENDI SENHOR, NÃO ME ENVOLVEREI COM TAL PESSOA. Ocorre que hpa um grupo de pessoas em oração por mim e uma outra pessoa que é cristã, mas no dia dos namorados me deu umtremendo "fora" disse que seriams apenas amigos. No dia 20 ele me nviou uma mensagem, me pedia ajuda para resolver um problema particular. Saimos juntos para resolver o problema e, ele deu várias voltas com o carro. Permaneci "na minha",mas tudo aquilo estava me fazendo muito bem. Acredito que o Espírito Santo além de me alertar parqwa não me envolver com a pessoa errada, ainda me disse que estou prometida.

    ResponderExcluir
  20. Pooooxa vida, muuuuuuuuuuito obrigado Bruna *.* Deus continue te abençoando e te usando poderosamente!

    ResponderExcluir
  21. gostei muito querida que Deus possa te abençoa sempre.....dari

    ResponderExcluir
  22. concordo com muito do que disse acima minha irmã,mas acredito que o coração é o centro,pense comigo,a boca fala do que esta cheio o coração,se aceitarmos o amor imenso de Deus,e poe imenso nisso,nosso coração vai se transformar,vai ouvir a voz de Deus,pois antes de falar,a gente pensa hehe,nao sei se deu pra entender mais ou menos,mas fui inspirado,estou estudando pra ser frei,fica com Deus. a voz de Deus começa no coração,pois ele é enganoso quando nao temos a proximidade certa com ele,mas se o coração de uma pessoa só tiver Deus,que perigo ela corre? hehe.abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi o que você quis dizer e concordo totalmente que se uma pessoa aceita o amor de Deus o coração dela se transforma. =)
      Mas existe uma diferença entre querer ouvir a voz de Deus e conseguir ouvir a voz de Deus. Eu posso amar a Deus, mas se eu não souber o que Ele diz que é certo, e continuar agindo de forma errada não por falta de amor, mas por não saber, estou correndo perigo, não estou?
      Exatamente por ser "enganoso" o coração por si só não é o suficiente para ser nosso "guia". A questão não é amar ou não a Deus, mas saber distinguir a voz de Deus da voz do mundo, e o fato do coração ser emotivo faz com que muitas vezes essas vozes se misturem com aquilo que temos sentido ou com nossa própria vontade.
      Você mesmo falou que quando temos Deus no nosso coração antes de falar nos pensamos correto? Pois bem, a gente por acaso pensa com o coração? Não, nós pensamos com nossa mente. O que faz deixamos de agir como agíamos antes quando temos Deus é o nosso novo ENTENDIMENTO daquilo que é certo e o entendimento é processado pela nossa mente, pela razão.
      Veja o versículo:

      "Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, teu Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, te toda a tua alma, de todo o teu entendimento, e de toda a tua força." (Marcos 12:28-30)

      Ou seja, coração e entendimento são apresentados de forma SEPARADA. A união deles é que formam a maneira como devemos amar o nosso criador.

      O coração que está ligado à nossas emoções é mais do que importante, mas deve ser guardado e guiado por nossa mente.


      Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
      Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios (Provérbios 4:23-24)


      Esses conselhos de provérbios são direcionadas a pessoas que Deus chama de filhos (como podemos verificar lendo todo o capítulo). Como sabemos, biblicamente, são chamados "filhos de Deus" apenas quem aceita Jesus, portanto "filhos" é direcionado para aqueles que crêem, dessa meneira esses conselhos aí em cima são direcionados para pessoas que já conhecem o amor de Deus. E o que ele diz? Que devemos guardar o nosso coração. Ou seja, mesmo sendo um filho de Deus, mesmo amando o criador, o coração ainda precisa ser guardado.
      E para terminar:

      Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto RACIONAL;
      e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa MENTE, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
      (Romanos 12:1-2)

      Para provar a vontade de Deus é necessário renovar a nossa MENTE.

      Que Deus abençoe você! =D

      Excluir
  23. Eu concordo completamente com seu estudo Bruna... Até pq depois de aceitarmos Jesus, o comum seria assim a situação: "Poxa, respondi meus pais, desobedeci eles. Mas a bíblia diz que devo honrá-los, portanto Deus não se agrada disso"
    Os nossos valores existem, mas quando vivemos pra Jesus ele se torna o princípio de tudo. Então já não voltaríamos atrás por valores, e sim por temencia a Deus =) Eu creio que seja assim.

    ResponderExcluir
  24. O seu blog é abençoado Bruna. Aguardo a parte 2. Que o Senhor abençoe a todos voces.

    ResponderExcluir
  25. Que Deus continue te abençoando!! Me edificou muito a sua explicação!
    Fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  26. Ficaria feliz se vc lesse esse comentário, e talvez até me respondesse... Gostei de maais da sua publicação, me esclareceu muitas duvidas... Mais vc poderia fazer do seu blog um blog para todos sem especificação de sexo, muitos por masculinidade nem entrariam no seu blog para ver oque esta escrito, eu msm adimito que não o faria, so o fiz pq não li o nome que fica de azul so li o resuminho que faz com as palavras chaves na pesquisa do google kkk Mais valeeu msm e que Deus te abençoe abraço ;)

    ResponderExcluir
  27. Ficaria feliz se vc lesse esse comentário, e talvez até me respondesse... Gostei de maais da sua publicação, me esclareceu muitas duvidas... Mais vc poderia fazer do seu blog um blog para todos sem especificação de sexo, muitos por masculinidade nem entrariam no seu blog para ver oque esta escrito, eu msm adimito que não o faria, so o fiz pq não li o nome que fica de azul so li o resuminho que faz com as palavras chaves na pesquisa do google kkk Mais valeeu msm e que Deus te abençoe abraço ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jordan! Bem, a "garota cristã" que está no nome do blog se refere a mim e não ao publico. É Papo de Garota Cristã, porque é meu papo, e eu sou uma garota, entende? hahaha Porém, por eu ser uma garota acabou que os assuntos tratados aqui se tornaram mais femininos e o blog passou a dedicar-se a esse público em específico. Não vou mudar isso porque é o ministério que Deus me deu.
      Vários homens também acompanham o blog pelas postagens que nada tem a ver com gênero. É questão de ter mente aberta e saber separar as coisas :P
      Entrar em um blog de garotas não faz de ninguém menos homem.
      Abraços e que Deus te abençoe! ^^

      Excluir
  28. Muito boa esta postagem! Edificante! Fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  29. Paz do Senhor Bruna, excelente entendimento da Palavra de Deus, uma explicação como essa só pode ser dada por quem é Espiritual, é claro que quem te ensinou essas coisas foi O Espirito Santo eu mesmo percebo ele me ensinando sua voz de uma certa forma é inconfundível mais demorei um pouco pra distinguir a voz do Espirito Santo da minha.

    ResponderExcluir
  30. Obrigado querida por esse estudo maravilhoso, tirou muitas dúvidas que estavam em minha cabeça.

    Jesus abençoe.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO

O seu comentário é muito importante para o PGC! Porém todos os comentários estão sujeitos a aprovação, então peço que leia alguns tópicos abaixo.


- Antes de fazer uma pergunta sobre nós ou o blog, consulte o FAQ =)

- Não é proibido deixar o link do seu blog junto com seu comentário, porém comentários que apenas façam spam não serão publicados.

- Se você discorda do ângulo abordado nas postagens e quiser dar a sua opinião, sinta-se a vontade para mostrar o seu ponto de vista BÍBLICO sobre o assunto, porém o faça com respeito.

- Comentários difamatórios, com xingamentos, ou que incitem discussões não serão publicados.

- Comentários que citem de forma negativa igrejas ou religiões em específico, independente se cristãs ou não, serão excluídos. O que importa aqui não são placas de igreja, mas Cristo. O lugar certo a frequentar é o que cada um deve decidir por si mesmo, baseando-se na Palavra de Deus.